Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

domingo, 12 de maio de 2013

Agilidade e técnica de Samu salva dez vítimas nesta madrugada de Dia das Mães


Samu da Base Descentralizada de Realeza faz atendimento a múltiplas vítimas em parceria com defesa civil de Planalto e Capanema: os dez se salvam

Foto Ilustração: Daiana Pasquim

Dois carros se colidiram na madrugada deste domingo (12). Cada um com cinco pessoas dentro, sendo duas vítimas encarceradas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná foi acionado e a Base Descentralizada de Realeza prestou socorro junto às equipes da Defesa Civil de Planalto e de Capanema.
A colisão entre o Gol e o Santana ocorreu logo após às 5h, na PR – 281, no município de Planalto, próximo a comunidade da Linha São Paulo, porque havia várias festas na região com baile de Dia das Mães, movimentando bastante a noite. Às 5h28 o socorro foi acionado. Tão logo, a equipe de Suporte Avançado (ambulância UTI) da Base Descentralizada do Samu 192 de Realeza e atendeu e transportou duas vítimas em estado mais grave até o Hospital Regional de Francisco Beltrão. E a equipe de suporte básico atendeu e transportou mais duas vítimas ao Hospital Nossa Senhora de Lurdes de Planalto. As quatro outras vítimas foram avaliadas pela equipe de suporte avançado previamente e transportadas por duas ambulâncias da defesa civil de Capanema e Planalto, com lesões de baixo risco. Outras duas vítimas já haviam sido removida por familiares e populares antes da chegada das ambulâncias.
A Defesa Civil de Planalto chegou primeiro e deu início à sinalização e proteção de cena, trabalhando em conjunto com as equipes do Samu que realizou a triagem das vítimas, estabilização e imobilização da coluna cervical com colar e prancha rígida, bem como o deslocamento das mais graves.
“Após coletar informações com o hospital de Planalto, foi constatado que todas as vítimas apresentaram alguma fratura de pequena monta, traumatismo craniano (TCE) leve e necessitaram encaminhamento ao município de Francisco Beltrão para atendimento especializado. Realmente foi o primeiro Atendimento à Múltiplas Vítimas (AMUVI) atendido pelo SAMU Base de Realeza, em conjunto com a Defesa Civil de Capanema e Planalto. Parabéns a todos pelo excelente desempenho nessa ocorrência, onde não houve vítimas fatais, graças ao atendimento ágil, técnica, competência e capacidade de discernimento das equipes na condução da triagem das vítimas”, informou a enfermeira Cristiane Zuliani, supervisora de Enfermagem base de Realeza e Santo Antonio.

Samuzeiros
Equipe Alfa 4: Dra Lizza, Enfermeira Charline e condutor socorrista Calmocir.
Equipe Bravo 11: Técnica de Enfermagem Adriane e condutor Arbelino.
Equipe de apoio que chegou ao local durante a ocorrência para ajudar: Enfermeira Cristiane, Técnica Elisangela, Condutor Socorrista Elias e condutor socorrista Everton.


“Não houve vítimas fatais, graças ao atendimento ágil, técnica, competência e capacidade de discernimento das equipes na condução da triagem das vítimas”
(Cristiane Zuliani, enfermeira supervisora de Enfermagem base de Realeza e Santo Antonio)

Daiana Pasquim – DRT/PR 5613

Assessora de Imprensa

Samu 192 Sudoeste do Paraná

(46) 3225 2731 – 8802 5546


Nenhum comentário: