Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bebê do MT é recebido pelo Samu para fazer cirurgia cardíaca na Policlínica Pato Branco





Aos cinco meses, Yasmin ainda no avião, recebeu os primeiros atendimentos do pediatra neonatal do Samu 192 Sudoeste e da Policlínica Pato Branco, Flavio Sbardelotto. Ambulância UTI transporta bebê de avião até hospital


A história da pequena Yasmin de cinco meses agora ganha o capítulo da “Saúde de Pato Branco”. Ela nasceu em 19 de novembro de 2012 no Mato Grosso com Síndrome de Down e problemas cardíacos e respiratórios. Por isso, Yasmin Andreolli Brandão é um bebê que sofre procedimentos invasivos praticamente desde que saiu da barriga da mãe Luiza Andreolli, 31, única da família que acompanhou no Abelha Taxi e UTI Aérea, o serviço aeromédico mantido pelo governo mato-grossense, que pousou no Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso, de Pato Branco às 15h45 desta sexta-feira.

A história de Yasmin
“Quando ela nasceu vimos que ela tinha algum probleminha porque respirava muito ofegante. Quando ela estava com três meses, o pediatra ainda não tinha visto se ela tinha algum sopro ou problema cardiológico. Nós fomos para Cuiabá para uma cardiologista pediátrica que dizem ser uma das melhores. Logo que nós localizamos o problema tentamos, por ser um valor muito alto, fazer o tratamento através do SUS. Disseram para nós que demoraria cerca de três meses para conseguir. Em um mês nós conseguimos, seria no dia 1º de abril, mas nesses dias que se antecederam ela teve uma virose. Precisamos interna-la em Rondonópolis e como lá não tem UTI pediátrica foi um desespero para encontrar, até que ela foi transferida para Sinope onde estávamos desde 1º de abril, há mais de um mês. Desde o dia 18 ela estava pronta para vir para cá. A Yasmin emagreceu muito, perdeu muito peso. Está com cinco meses e 3.178kg”, narrou a mãe bem aflita logo que desceu do avião.
Além da mãe, no avião, vieram acompanhando a paciente o  médico intensivista pediatra Carlos Maciel e a enfermeira Meire Reis. “Já tínhamos feito um primeiro transporte dela de Rondonópolis até a UTI de Sinope-MT. E depois prosseguiu-se. Foi uma luta para que a mãe conseguisse essa vaga para fazer esse transporte. Normalmente de Mato Grosso fazemos muito transporte de criança cardiopata para Curitiba no Pequeno Príncipe, o Hospital do Rocio e também no Hospital de Campo Largo. Mas para Pato Branco foi a primeira vez que trouxemos para cirurgia cardíaca. Ela foi transferida com dois meses de vida, saiu de Rondonópolis, cidade própria até Sinope onde tratou uma infecção respiratória, a própria insuficiência cardíaca e quadro de infecção e ficou entubada todo esse tempo. Yasmin ficou muito pouco tempo em casa, pois logo em seguida foi internada. O quadro é grave, mas existem chances, por isso está sendo feita toda essa maratona”, contou o médico Carlos Maciel.
Do Samu, o médico pediatra especialista em Neonatal Flávio Sbardelotto estava totalmente inteirado do caso de Yasmin antes mesmo de o avião descer. O também médico samuzeiro Marco Di Napoli confirmou que a paciente com insuficiência cardíaca foi encaminhada para a Policlínica Pato Branco para ser submetida à cirurgia cardíaca.

História
Essa foi a primeira integração do Samu 192 de ambulância UTI com transporte aeromédico. Fizeram parte da equipe do Samu 192 tripulando a Unidade de Suporte Avançado o médico Flávio Sbardelotto, que é pediatra neonatal; o médico socorrista Marco Aurélio Mesquita Dinápoli Filho, a enfermeira Patrícia Raquel Silva Buono e o condutor socorrista Darnes. O transporte ainda foi regulado pelo médico Gilmar Alberto Abegg.
O taxi aéreo saiu de Cuiabá às 9h, chegando em Sinope  às 11h, onde pegaram a pequena Yasmin. Desde então, eles voaram do Mato Grosso ao interior do Paraná chegando aqui as 14h45 no horário mato-grossense, 15h45 hora local, considerando 60 minutos de fuso horário. O voo tem o comando de Rafael Contini e, como co-piloto, Oberdami Mendonça.

Daiana Pasquim – DRT/PR 5613                                                                    
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3225 2731 – 8802 5546

Nenhum comentário: