Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Bombeiros e Samu fazem integração e trocam experiências e técnicas



Samu em treinamento com bombeiros: contingentes trocam técnicas para dar o melhor atendimento à sociedade

 Uma iniciativa em conjunto entre a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná e os comandos do Corpo de Bombeiros de Pato Branco e Francisco Beltrão tem proporcionado a integração entre os dois efetivos e a troca de experiências contínuas, o que vem ocorrendo há mais de um mês. Para além da troca de técnicas de salvamento, o fato mais recente foi um jogo de futebol entre Bombeiros e Samu, que coroou essa amizade e integração, no campo de futebol do Grupamento de Pato Branco, nesta terça-feira (7). Os bombeiros fizeram mais gols, vencendo a partida e a bola balançou as duas redes muitas vezes.
Como fazer a imobilização com KED e em quais casos, o uso do colete cervical, técnicas de amarrilhos de bandagem, de uso de talas e outros imobilizadores, de abordar a vítima, tirar capacetes, entre outros. A integração foi formatada em três encontros, uma a cada semana, estendendo-se por três semanas. Em Beltrão, a integração foi concluída em 3 de abril. E em Pato Branco, em 5 de maio.
Os comandantes dos Corpos de Bombeiros avaliam a parceria, bem como o que mudou no cenário de salvamento para o Corpo de Bombeiros após o inicio de atividades do Samu 192:

“O Corpo de Bombeiros vinha fazendo o serviço de atendimento pré-hospitalar pela falta de um serviço adequado que hoje tem o Samu. A gente acabava realizando esses atendimentos. Continuamos a fazer esse atendimento pré-hospitalar, mas agora integrado com Samu que, ao entrar em ação, permitiu a nós podemos focar aquele pessoal que estava no pré-hospitalar. Aquele tempo que nós ficávamos na rua fazendo os atendimentos e hoje o Samu está nessas ocorrências, nós focamos o treinamento do nosso pessoal para a nossa atividade fina, que é o combate ao incêndio, defesa civil e o resgate, que é a atividade principal junto com o Samu, quando a vítima está presa em ferragens, em local de difícil acesso, nós deslocamos nossas equipes para fazer atendimento.
Até agora, claro que pelo Samu ser um serviço novo, tem algumas coisas que estão se adequando, há algumas melhorias a serem feitas, mas temos visto com bons olhos a integração Bombeiros e Samu. Pelo que a gente tem conhecimento em outras regiões do Estado, aqui é praticamente o único local que tem funcionado dessa forma: o Samu assumindo toda a questão do pré-hospitalar. Em outras regiões a gente sabe que o Samu entrou em funcionamento e logo em seguida, por uma má administração, o Samu deixou de atender o que era a sua atividade fina e sobrecarregou o Corpo de Bombeiros. Aqui não. Temos tido um bom relacionamento e feito esses treinamentos em conjunto. Isso é importante para as equipes se conhecerem. Para o Corpo de Bombeiros é uma parceria saudável”.
Capitão Alecsander Dornelas
Comandante do 2º Subgrupamento Independente de Bombeiros - Pato Branco

“Além de toda essa parte de implantação que a gente tem em parceria discutido os protocolos e ementas sobre a melhor forma de atender o cidadão, também temos aproveitado a oportunidade para trocar experiências técnicas. Tivemos lá algumas semanas onde o pessoal da área de enfermagem do Samu esteve passando para nós o atendimento mais técnico na área de saúde e, em contrapartida, estivemos na base de Francisco Beltrão passando o uso de materiais, equipamentos, proteção e segurança no trânsito. A gente vai trocando os nossos expertises das duas instituições para possamos prestar o melhor serviço para a comunidade.
Sempre que implicar risco iminente à vida o bombeiro tem deslocado em parceria e orientado o cidadão para que faça o contato com a Central 192 para que ocorra a triagem e a devida regulação. Enquanto a gente está fazendo o atendimento, o médico regulador tem preparado o atendimento na parte hospitalar. Isso permite operar de uma forma mais tranquila e com técnica, no sentido que agora temos um suporte médico. Antes a gente não tinha e sabia que poderia prestar um serviço melhor. Diminuiu um pouco a nossa sobrecarga e felizmente agora tem uma entidade para atender o caso clínico que antes acabava caindo para a gente atender, sem termos o preparo técnico necessário.
A gente espera que esse processo de integração tenha continuidade, tal qual já aconteceram os treinamentos conjuntos em Francisco Beltrão e em Pato Branco, esperamos que também nas bases de Dois Vizinhos e Capanema e também nos Bombeiros Comunitários e agentes da Defesa Civil tenham esse treinamento junto ao pessoal do Samu”.
Major Norton Alexandre Kapp
comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Francisco Beltrão


Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3225 2731 – 8802 5546

Nenhum comentário: