Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Palmas: bebê nasce em veículo e Samu corta cordão umbilical



Condutor Renan e técnica em enfermagem Catarina cortaram cordão umbilical do pequeno Igor
O dia 9 de maio recém começava clarear na Chácara Kiguai, com a maior geada já registrada em Palmas branqueando tudo lá fora, quando a dona de casa Patrícia Dorneles Pimentel, 21, começou a sentir as contrações que anunciavam o nascimento de seu segundo filho. Enquanto o marido preparava o carro buscando a locomoção para o hospital, Patrícia, mesmo com dores, ligou para o 192. Era muito frio, o carro a álcool não pegava. Enquanto isso, o operador de máquinas agrícolas José Antônio Dorneles, tentava também funcionar o caminhão para socorrer a esposa. Nesse meio e tempo, sentada no banco da frente, ela se virou e sentir algo cair. Era o bebê.
“As duas contrações mais fortes que tive, fui me mexer já não deu tempo. Eu estava de ladinho no assento no carro e ele caiu “de bundinha”, me deu um susto, nem pensei que fosse o bebê. Quando saiu ele chorou, aí vi que era ele, a bolsa já tinha rompido, só podia ser o bebê. Daí meu marido veio por lá e pegou nosso filho, que estava ainda enroscado na placenta, meio grudado comigo. O José ficou com ele no colo enrolado no cobertor, nisso o Samu chegou. Eu coberta com um cobertor e um bebê enrolado em outro”, narra Patrícia, repetindo a história que contou tantas vezes no hospital Santa Felicidade.
O caso foi atendido pela técnica em enfermagem Catarina Aguiar dos Santos e o condutor socorrista Renan Gustavo Marques Xkelow, do Samu 192, Base Descentralizada de Palmas.
“Eu estava pegando plantão às 6h55 da manhã. Eles ligaram, atendemos e saímos correndo o condutor e eu. Chegamos lá o bebe já tinha nascido. A gente prestou os primeiros socorros para a mãe, cortamos o cordão umbilical, deitamos na maca e levamos para o hospital. Nasceu em casa, dentro do carro da família”, recorda-se a técnica em enfermagem. O Volksvagem Parati “sala de parto do bebê” já foi vendido.
Este é o segundo filho do casal, que tem Victor Daniel Dorneles, de três anos. O bebê Igor Gabriel Dorneles nasceu às 7h do dia 9 de maio, com 2.900 kg. Dezesseis dias depois, no final da manhã desta sexta-feira (24) quando a equipe passou novamente pela propriedade, já pesava 3.200kg, mamando no peito da mãe Patrícia.
“A sensação não é muito agradável, porque estava nascendo dentro do carro, tive medo de acontecer alguma coisa, mas é uma experiência nova, difícil até de explicar. Um misto de sensação de medo e alegria por estar acontecendo aquilo, de ver o nascimento de meu próprio filho”, completou José, acrescentando que “pelo fato de o Samu ter chegado rápido a gente fica satisfeito, da uma sensação a mais de segurança em saber que tem um órgão competente que na hora que a gente precisa está ali e mesmo pelo fato de a chácara ser um pouco mais longe, impressiona a rapidez com que chegaram. O pessoal atendeu muito bem. A moça e o rapaz foram muito legais”, disse o pai.

Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3225 2731 - 8802 5546

Nenhum comentário: